Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2012

Globo Rural: Domingo 01/07/2012, vai mostrar inseminação artificial de abelhas


Neste domingo (1º), o "Globo Rural" apresenta uma reportagem feita por Camila Marconato e Sandro Queiroz sobre a técnica de inseminação artificial de abelhas. A técnica é usada em laboratórios há cerca de meio século, mas no Brasil só agora está chegando a uma criação comercial.

A ideia foi do criador Cézar Ramos Jr., que produz própolis verde em Bambuí, Minas Gerais. Feito a partir do pólen do alecrim do campo, uma planta nativa do cerrado brasileiro, esse tipo de própolis é raro e, por isso, muito valorizado em outros países, principalmente no Japão.

Para realizar a inseminação artificial Cézar procurou o campus da USP em Ribeirão Preto (SP), que usa sua criação para selecionar os zangões e abelhas rainhas das colmeias com maiores taxas de produtividade da própolis verde e cruzá-los através da inseminação artificial.

O produtor acredita que a aplicação da técnica vai funcionar. E prevê um retorno financeiro significativo dentro de um prazo de até cinco anos.

O "Globo Rural" vai ao ar aos domingos, logo após "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", e de segunda a sexta, após "Telecurso". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...