Pesquisar este blog

domingo, 25 de dezembro de 2011

Homens de Bem: Quinta 29/12/2011, o certo e o errado, é o tema do telefilme


Um recorte na vida de personagens que passeiam entre o bem e o mal, o certo e o errado, é o tema do telefilme Homens de Bem, com direção de núcleo de Guel Arraes e direção geral e autoria de Jorge Furtado, que vai ao ar no dia 29 de dezembro, após Fina Estampa. A coprodução com a Casa de Cinema de Porto Alegre conduz esse thriller de uma eletrizante investigação com o bom humor característico da dupla. 


O limite da ética para Ciba, personagem de Rodrigo Santoro, é o limite do que ele acha certo. E, para esse homem, tudo tem um preço, que pode ser negociado sob a garantia do sigilo total. Ciba, ou lcibíades, é um espião que presta serviços particulares, quase sempre para a Polícia Federal. Sua ligação com a justiça, dentro ou fora da lei, não pode vir à tona. Como é de completa confiança – prefere ir preso a entregar alguém –, ele conhece boa parte das cadeias do país. O responsável por envolver Ciba nas investigações policiais, obviamente de maneira extraoficial, é o delegado Ulisses (Luis Miranda). Bem-intencionado na batalha contra o crime, ele também desliza nos princípios que o sistema impõe. 


Ciba, esse herói falível, sabe escolher as lutas que enfrenta. A esperteza e a sagacidade, tão presentes em suas investigações, cedem lugar ao afeto quando o assunto é Mariana (Juliana Moretti), sua filha com a sedutora Mary (Débora Falabella). O alvo da investigação é Cesar (Guilherme Weber), um advogado e empresário, ou, na definição de Ulisses (Luis Miranda), “um bandido perigoso”. A verdade é que, para atingir seus objetivos, Cesar pode se tornar um grande corruptor a qualquer momento. E é para flagrar este instante que Corvo (Tonico Pereira), velho agente da Polícia Federal, dá uma chance a Ulisses, seu subalterno, e permite a contratação de alguém de confiança. Ciba está preso há sete meses. Da última vez que tentaram suborná-lo, ele se entregou e, mais uma vez, preferiu passar por mau moço a prejudicar seu contratante. A visita do velho amigo o leva à liberdade, porém Ciba será monitorado por uma tornozeleira eletrônica. 


A missão de Ciba (Rodrigo Santoro) será entregar uma mala de dinheiro ao deputado federal Ricardo (Fulvio Stefanini) armando um flagrante de corrupção. Ricardo é relator de uma importante comissão do Congresso Nacional e sua opinião pode prejudicar ou favorecer grandes interesses econômicos. Sabendo de sua forte influência, César (Guilherme Weber), empresário de muitos negócios, vai tentar corromper o deputado, oferecendo-lhe uma grande quantia de dinheiro, mas a polícia fica sabendo das suas intenções. É a hora ideal para o flagrante que finalmente levará César à cadeia. Os planos, porém, nem sempre saem como o esperado, e as situações mais surpreendentes podem acontecer. 


Corromper para prender um corruptor vale? Para a equipe formada por Ciba (Rodrigo Santoro) e Ulisses (Luis Miranda) vale. Porém, ao largo da investigação, outra policial está na cola do deputado Ricardo (Fulvio Stefanini) e acaba interferindo diretamente nos planos de Ulisses. “É uma história totalmente ficcional, mas possível; poderia muito bem ter acontecido. O enfoque é o dia a dia do submundo da política brasileira, das histórias que a gente vê por aí”, explica o diretor-geral e roteirista, Jorge Furtado. 


O lado B de Ciba 
Ciba (Rodrigo Santoro) é um homem arrogante, mas, com Mariana (Juliana Moretti), o pai escorrega na pieguice. Ele parece não ver o tempo passar perto de sua filha, uma menina doce e sensível, que tem o sonho de ganhar uma guitarra. Fruto da união do agente secreto com Mary (Débora Falabella), Mariana conforta e ameniza a relação dos pais. Mary é uma mulher de caráter duvidoso, que vive da pensão alimentícia da filha e do que ganha vendendo calcinha e sutiã em repartições públicas. 


Ciba a conheceu em sua festa de formatura em Direito e ficou completamente atraído por sua beleza e perspicácia. Mary era casada com um homem rico, e sua meta era ter um filho, mas não conseguiu resistir ao charme do formando. O encontro foi explosivo e até hoje o casal se embaraça entre a turbulência das brigas e a erupção da paixão. Cenas tórridas de sensualidade são protagonizadas pelos dois. Nas horas vagas, ela faz questão de levantar a dúvida de que Mariana pode não ser filha de Ciba, mas ele não está nem aí, afinal “pai é quem cria”, diz ele. Quem se aproveita dessa dúvida é o irmão de Mary, Betinho (Julio Andrade), que ameaça contar para a menina a dúvida do casal, se Ciba não pagar por seu silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...