Pesquisar este blog

domingo, 15 de junho de 2014

Globo Rural: Domingo 15/06/2014, Globo Rural apresenta o projeto de agroturismo ‘Caminhos do Campo’



O Globo Rural deste domingo (15) mostra um projeto de agroturismo no Espírito Santo que movimenta até R$ 8 milhões por mês. O projeto "Caminhos do Campo" reúne cerca de 500 famílias na região de Pedra Azul e tem o objetivo de aproximar os turistas do cotidiano das pequenas propriedades agrícolas da região. A equipe visitou dois municípios que integram o projeto, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Nesses locais, a maioria dos agricultores é de descendentes de alemães e italianos e, apesar de não ter havido uma imigração recente, existe uma cultura de preservação da tradição na área rural.
O "Caminhos do Campo" conta com uma boa estrutura para que os visitantes possam acompanhar alguns processos comuns da região. É possível acompanhar a fabricação de queijo e presunto artesanal, a torrefação de café em pequenas torrefadoras e até ajudar nas colheitas. A estrutura também conta com comércio e restaurantes, onde tudo é feito de forma artesanal e caseira.  A reportagem é do repórter Ivaci Matias.
A segunda reportagem do programa trata da convivência entre a Estação Ecológica do Taim e os pequenos produtores rurais nas cidades vizinhas, no Rio Grande do Sul. A reserva, que recebeu o apelido de "Pantanal Gaúcho" por causa do solo alagado, é rodeada de pequenos produtores de arroz. A água da região é proveniente de quatro lagoas próximas, também utilizadas na produção pelos arrozeiros. A reportagem é de Mauricio Gasparetto e mostra a convivência da reserva com os produtores e a introdução de tecnologias para evitar danos ambientais à sua área.
O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta-feira, após o Telecurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...