Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Vale a Pena Ver de Novo: Caras & Bocas está de volta 20 de Janeiro de 2014



Caras & Bocas é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas, pela Rede Globo, de 13 de abril de 2009 a 8 de janeiro de 2010, em 232 capítulos, substituindo Três Irmãs e sendo substituída por Tempos Modernos.

Foi escrita por Walcyr Carrasco e Claudia Souto, com a colaboração de Andre Ryoki e dirigida por Ary Coslov, Maria de Médicis e Marcelo Zambelli, com direção geral e núcleo de Jorge Fernando.

Contou com Flávia Alessandra, Malvino Salvador, Ingrid Guimarães, Marcos Pasquim, Isabelle Drummond, Miguel Rômulo, Rachel Ripani, Sidney Sampaio, Júlio Rocha, Maria Zilda, Danieli Haloten, Fernanda Machado, Henri Castelli, Fúlvio Stefanini, Elizabeth Savalla, Ary Fontoura e Deborah Evelyn nos papéis principais da trama.

Será reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 20 de janeiro de 2014, substituindo O Cravo e a Rosa.

Trama principal

A comédia romântica, ambientada na cidade de São Paulo, apresenta a história de amor entre Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Os dois amantes da arte, ambos de gênio forte, apaixonam-se na juventude, mas são separados pelo avô da moça, o milionário Jacques (Ary Fontoura), dono da Conti, empresa de extração de diamantes. Temendo que o rapaz estivesse apenas interessado na herança de sua neta, Jacques arma para que os dois se afastem. Eles se reencontram anos mais tarde, mas as mágoas do passado dificultam a reconciliação.

Há 15 anos, Dafne apenas sonhava abrir sua própria galeria de arte. Financiada pelo avô, que passou a criá-la depois da morte dos pais, a jovem se matricula em um curso de pintura, onde conhece e se apaixona por Gabriel. O rapaz, um talentoso artista, ingressa no curso graças a uma bolsa de estudo, já que não tinha condições de pagá-lo. A paixão pela arte os une, mas nem isso os impedia de viver em conflitos. Ele era um machão; ela se considerava uma mulher moderna e não aceitava intromissões em sua vida.

Para afastar Gabriel da neta, Jacques o convence a aceitar uma bolsa de estudos em Londres e, para tal, o milionário conta com a ajuda de sua então esposa, Léa (Maria Zilda Bethlem). Contudo, ao descobrir que Dafne está grávida, o empresário tenta desfazer a armação para transformar Gabriel no futuro administrador de sua empresa. Mas sua enteada, Judith (Deborah Evelyn), e Léa interferem sorrateiramente para impedi-lo de desfazer a situação. A razão é simples: Judith sonha assumir a empresa e não permitiria que um estranho tomasse seu lugar. Gabriel, então, vai para o exterior sem saber que Dafne está grávida e acreditando que a namorada o trocou por outro. Ela, por sua vez, tem a certeza de que foi abandonada pelo namorado, que não quis assumir a filha.

Ainda no primeiro capítulo da novela, que retrata toda essa primeira fase, há uma passagem de tempo que nos leva a 15 anos depois da separação do casal. Em uma viagem à África do Sul, Jacques apresenta à neta e à bisneta, a geniosa Bianca (Isabelle Drummond), uma das minas de diamante da Conti e passeia pelas reservas naturais do país. O milionário se sente culpado por sua bisneta ter sido criada sem pai e lhe promete encontrar uma maneira de casar Dafne. Mas seria difícil. O passar dos anos transformou Dafne em uma mulher realizada profissionalmente, dona de uma galeria de arte no bairro Jardins, na capital paulista, mas amargurada pela decepção amorosa. É por isso que não consegue se envolver com homem nenhum.

Além de se preocupar com a felicidade das duas, Jacques teme que Dafne não saiba conduzir sozinha os negócios que um dia herdará. O empresário se empenha, então, em aproximar a neta do tímido e desajeitado Vicente (Henri Castelli), um jovem advogado de sua inteira confiança e filho de um grande amigo da família, Frederico (Fulvio Stefanini). Sabendo que a neta não aceitaria se casar, Jacques decide mudar o estatuto da empresa, determinando que só uma pessoa casada poderia assumir o cargo de presidente.

Jacques é dado como morto, após uma explosão em uma mina de diamante na África do Sul, incidente que poderia ter sido evitado por Judith. A vilã tinha sido alertada sobre o vazamento de gás e tinha se comprometido a avisar Jacques, que visitava o local com outros diretores e estava acompanhado de Vicente. Mas ela não se esforçou para evitar a tragédia. No decorrer da novela, descobre-se que quem planejou a explosão foi Frederico, que, aos poucos, vai se revelando ser um grande vilão. Ele, que parecia um grande amigo da família, mostra-se um mau-caráter e o verdadeiro responsável pelas desgraças de Dafne, inclusive pela morte dos pais dela. Frederico até tentou impedir a tragédia ao descobrir que seu filho também estava na mina. Um técnico foi designado a avisar alguém do perigo, mas Judith, que é quem ele encontrou primeiro, nada fez com a informação.

Apesar de o milionário ter feito em sigilo a cláusula que determinava que o novo diretor da Conti deveria ser casado, Judith teve acesso à informação e viu no vazamento de gás a ocasião perfeita para acabar de uma só vez com as vidas de Jacques e Vicente. Ela só não imaginava que o advogado sobreviveria à explosão.

De volta a São Paulo, durante a leitura do testamento, Dafne toma conhecimento da condição imposta por Jacques e não a aceita. Judith, então, assume a presidência da empresa interinamente, enquanto Dafne recorre à Justiça para tentar reverter a situação.

Judith é capaz de planejar as maiores armações para ter Dafne sob seu controle. Chega a manipular seu irmão, o interesseiro Nicholas (Sérgio Marone), para que ele a seduza com interesse na herança. No decorrer da novela, no entanto, o rapaz se envolve com Milena (Sheron Menezes), o que se torna uma ameaça aos planos de Judith. Para tentar afastá-los, a vilã oferece dinheiro à moça, mas ela o recusa e não desiste do namorado. Contudo, mesmo gostando de Milena, o rapaz está decidido a se casar com Dafne.

Longe do requinte dos Jardins, Gabriel trabalha duro para sustentar sua família. O sonho de ser um reconhecido pintor ficou em Londres, pois, quando ainda estava lá, recebeu a notícia da morte do pai e precisou abandonar tudo para assumir o bar da família, no bairro paulista da Lapa. Com ele, moram sua mãe Socorro (Elizabeth Savala), uma mulher explosiva, mas de bom coração; sua irmã Anita (Danieli Haloten), deficiente visual; e sua tia Piedade (Bete Mendes).

Depois de se separar de Dafne, Gabriel teve algumas namoradas, mas nunca quis saber de se casar. É noivo da mimada Laís (Fernanda Machado), filha de Zoraide (Cristina Mutarelli) e Ernani (Roney Facchini), dono do prédio onde fica o bar de Gabriel. A jovem sofre com as negativas do noivo em se casar, e ele alega que não pode desamparar sua família – principalmente sua irmã Anita, a quem protege excessivamente – e que não teria condições de arcar com os custos de duas casas. Laís não aceita as desculpas e usa o pai para chantagear o noivo, ameaçando Gabriel de despejo caso não se case logo. No entanto, apesar de tantas desculpas, a verdade é que Gabriel nunca se recompôs do rompimento com Dafne. Além disso, sua irmã Anita quer mais é ser independente.

Ao perceber que a mãe não se deixa conquistar por ninguém, Bianca resolve procurar o único homem por quem Dafne foi apaixonada: o pai que ela não conhece. A menina, cheia de personalidade e determinação, torna-se, na verdade, um cupido interesseiro. Ela sabia que a mãe só herdaria a direção da empresa se aceitasse se casar, e Bianca não queria perder seus direitos. Para encontrar o pai, ela conta com a ajuda do amigo Felipe (Miguel Rômulo), filho da governanta da família (Dhu Moraes) e do motorista Nélson (Ludoval Campos).

A adolescente, no entanto, decepciona-se ao saber que o pai, que ela imaginava ser um rico e bem-sucedido artista plástico, é, na verdade, dono de um bar na Lapa. Gabriel, que jamais soube da gravidez de Dafne, fica desnorteado ao descobrir que tem uma filha adolescente. E é Bianca quem lhe entrega o exame de DNA, comprovando a paternidade, no dia do noivado dele com Laís. Apesar disso, Dafne e Gabriel não reatariam o romance tão cedo. Eles se esforçam para esconder o sentimento que ainda nutrem um pelo outro e vivem brigando. Gabriel se refere à ex-namorada como uma mulher fresca e fina demais. Ela, por sua vez, acha-o um grosseirão. Essas confusões, cada vez mais corriqueiras, também são alimentadas pelas armações de Judith. Com medo de que Dafne se case e assuma a Conti, a vilã se une a Laís para garantir que o casal jamais se entenda.

Inicialmente, Bianca só queria que seus pais se reconciliassem por interesse. Mas, com o tempo, ela passa a amá-lo sinceramente. O casal até reata o romance, mas Gabriel descobre que Dafne precisa de um marido para retomar a empresa e acha que está sendo usado. Ele desmancha o namoro, e Vicente se oferece para se casar com Dafne. Atolada em dívidas, provocadas por inúmeras sabotagens de Judith, a protagonista se vê impelida a aceitar a proposta, mas deixa claro se tratar apenas de um negócio entre amigos. No entanto, na noite anterior à cerimônia, Nicholas, a mando de Judith, coloca uma droga na bebida de Vicente para impedi-lo de chegar à cerimônia. Dafne fica, em vão, esperando pelo noivo no altar. Mas essa não seria a única vez em que Dafne se decepcionaria. Depois desse episódio, ela decide se casar com Cássio (Marco Pigossi). No entanto, na noite em que o rapaz apresenta a noiva a seus pais, Judith interrompe o jantar, acompanhada de uma moça que afirma ser esposa de Cássio. Ele garante já ter anulado a união, mas suas desculpas não são aceitas. Dafne subiria ao altar mais uma vez, agora com Nicholas. No entanto, para a revolta do noivo, ela surpreende a todos ao dizer que não se casará por interesse.

Para garantir a herança de sua filha, Gabriel decide se casar com Dafne. Apesar de conhecer a motivação do dono do bar, ela acredita que conseguirá fazê-lo mudar de ideia após a cerimônia. No entanto, depois de tudo sacramentado, Gabriel sai da igreja apressado, reiterando que a união não passava de um contrato.

Após o casamento, Dafne recupera as ações do avô e consegue tirar Judith da presidência da Conti. Ela ainda teria, no entanto, que aturar a vilã como sócia em sua galeria de arte, já que Simone (Ingrid Guimarães) havia vendido suas ações para Judith, após se desentender com Dafne.
Na reunião de acionistas da Conti, Frederico é eleito o novo presidente da empresa e se revela um empresário frio e calculista. Ele obriga Dafne a devolver os bens que estão no nome da empresa e lhe comunica que, apesar de ela ser a acionista majoritária da Conti, não terá tratamento diferenciado. Além disso, como a empresa gastou os lucros em novos investimentos, ela não poderá fazer retiradas em dinheiro. Sem fontes de renda, Dafne acaba vendendo sua parte na galeria para Judith.

Como não tem condições de alugar uma boa moradia, Dafne se muda com a filha para um pequeno apartamento, em uma região perigosa da cidade. Bianca, por sua vez, não se conforma com a nova residência, principalmente depois que o apartamento é assaltado em plena luz do dia. Ao saber do roubo, Socorro faz questão de que elas se mudem para a sua casa, mas Gabriel impõe uma condição: as duas terão de trabalhar. Bianca se torna garçonete do bar após as aulas, e Dafne passa a ajudar Socorro e Piedade na cozinha.

Edgar decide levar seu filho consigo, sem a permissão de sua ex-mulher, Beth (Alice Assef). Mas ela consegue interceptá-los no aeroporto e, com medo de perder o menino, atira em Edgar. Lili aproveita a confusão e troca a mala de Judith por uma com notas de papel sem valor, e fica com os dólares. Judith decide viajar para o Rio de Janeiro mesmo depois de ver seu comparsa morto, mas não tem sucesso. Dentro do avião, descobre que sua mala foi roubada e, desesperada, volta ao saguão, onde é surpreendida por policiais e presa. Judith é julgada e condenada à pena máxima pelos crimes cometidos, sem direito à redução, enquanto Denis é inocentado das falsificações. O artista fica com a tutela de Xico, que se casa com a macaca Cássia, com direito à cerimônia realizada por um veterinário.

Para a tristeza de Lili, a mala com os dólares tem um destino bem diferente de sua conta bancária. Denis a entrega à Magali (Thalma de Freitas), disposta a fundar uma ONG de combate ao tráfico de animais silvestres.

No decorrer da trama, Simone engravida e está certa de que a criança é do namorado Edgar. A notícia o surpreende, que, apesar de não gostar da novidade, disfarça bem e finge estar feliz. Depois de descobrir ter sido traída por ele, Simone decide ir para o interior e ter seu filho distante de tantas confusões. Ao retornar, Espeto vê um sinal de nascença na criança, que é igual ao do seu pai, e pede a ele que faça um teste de DNA. Temendo que Edgar consiga a guarda da criança, Simone aceita comprovar a paternidade do filho e descobre que Denis é o verdadeiro pai de Picassinho. É com ele que Simone termina a novela.

Jacques se apaixona por Piedade, tia de Gabriel, mas esconde dela ser um milionário. No final da novela, após a revelação da verdade, eles se casam. Quem surpreende nos últimos capítulos é Nicholas, que procura Milena para tentar se reconciliar e reconhece tê-la desprezado. A jovem o aceita de volta.

Já Frederico vai parar na rua e é acolhido por mendigos.

Reprise

Será reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 20 de janeiro de 2014, substituindo O Cravo e a Rosa.

Audiência

A estreia de Caras & Bocas marcou média de 33 pontos e picos de 36, o mesmo índice de audiência da sua antecessora, Três Irmãs.

Em 18 de abril de 2009, um sábado, a telenovela registrou sua menor audiência com média de 21 pontos. Em 21 de outubro, a telenovela conseguiu uma façanha não ocorrida desde Cobras & Lagartos: o de superar os índices de audiência de uma novela das oito. No dia, Caras & Bocas registrou média de 37 pontos contra 35 de Viver a Vida.

Após enfrentar uma baixa audiência nas últimas semanas do ano de 2009, Caras & Bocas começou sua última semana com uma audiência altíssima, conseguindo superar a novela das oito, Viver a Vida. Em seu penúltimo capítulo, exibido em 7 de janeiro de 2010, a telenovela registrou 39 pontos de média, com share de 65%.

Caras & Bocas bateu seu recorde de audiência no seu último capítulo, exibido no dia 8 de janeiro, quando registrou 41 pontos de média com picos de 46 e 61% de share, índice superior ao da novela das oito Viver a Vida, que registrou 37 pontos no mesmo dia. Foi a maior audiência de um capítulo no horário desde Cobras & Lagartos de 2006. Sua média geral é de 31 pontos, segundo o Ibope na Grande São Paulo, a maior audiência registrada por uma novela das sete nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...