Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2013

Bem Estar: Segunda 03/06/2013, fala sobre chagas, malária e leishmaniose

-->

Malária, doença de Chagas e leishmaniose são doenças geralmente esquecidas pela população, mas extremamente sérias.

Mais comuns em locais mais pobres, países tropicais e em pessoas que viajam bastante, esses problemas podem levar o paciente à morte e, por isso, é importante se proteger, como recomendaram os infectologistas Caio Rosenthal e Angelo Lindoso no Bem Estar desta segunda-feira (3).

Causadas por agentes infecciosos e transmitidas por insetos, essas doenças ainda não têm bons remédios e vacinas, mas medidas simples dentro de casa e no dia a dia podem ser muito eficazes na prevenção. Por exemplo, o uso de telas e mosquiteiros com repelentes ajudam muito a evitar que esses transmissores entrem em contato. Além disso, por exemplo, no caso da leishmaniose, é importante ainda tomar cuidado com o lixo orgânico já que o mosquito transmissor costuma pousar nesses lugares.

Para quem costuma viajar muito, é importante ainda cobrir braços e pernas com roupas longas e utilizar várias vezes ao dia repelentes especiais, com uma substância chamada DEET, para combater esses mosquitos.

Caso a pessoa volte de viagem com uma febre que persista por mais de 7 dias, ela deve procurar imediatamente um médico e relatar onde estava porque, como explicou o infectologista Caio Rosenthal, o lugar da viagem pode ajudar muito no diagnóstico.

Bem Estar - Infográfico sobre malásia, leishmaniose e Chagas VALENDO 2 (Foto: Arte/G1)
No caso de febre, por exemplo, se for um sintoma indefinido, que vai e volta, pode ser sinal de malária. Em Belém, chamada de carapanã, a malária provocou um surto com 83 pessoas infectadas, como mostrou a reportagem do Fabiano Villela.

Agentes de saúde da cidade estão monitorando o estado de saúde dos pacientes e alertam, no entanto, que o surto já foi controlado. De acordo com os médicos da região, a doença chegou à cidade através de um morador que teria se infectado ao viajar para uma região onde a malária é endêmica, no interior do Pará.

Isso acontece porque o mosquito, ao picar a pessoa infectada, leva a malária até outra pessoa e transmite através da outra picada, como explicou o infectologista Angelo Lindoso.

Porém, em Belém, mesmo com esse surto, o número de casos diminuiu - houve queda de 70% de janeiro a maio de 2013, comparado a 2012, e desses 70%, apenas uma pessoa morreu. Os moradores, no entanto, continuam preocupados e utilizam repelentes e mosquiteiros para se proteger.

Já em Teresina, no Piauí, a preocupação é outra: a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. Três pessoas morreram e 75 foram contaminadas em 2012 e, em 2013, já ocorreram duas mortes e 12 contaminações, entre elas um bebê de apenas 9 meses, como mostrou a reportagem da Neyara Pinheiro.

A doença é a mais letal entre as três mencionadas no programa e ataca não só pessoas, mas também cães, que costumam sofrer muito. Os sintomas são aumento do baço e do fígado, perda de apetite, emagrecimento, fraqueza, palidez e febre prolongada.

A maioria dos casos acontece em lugares onde não há saneamento básico e coleta de lixo. De acordo com a infectologista Elna do Amaral, a forma mais segura de se proteger contra a leishmaniose é, primeiro, eliminar o mosquito. Depois, a pessoa pode usar repelentes para ela e também para seu cão para reduzir o risco de picada e transmissão.

Também transmitida por um inseto, a doença de Chagas afeta cerca de 2 milhões de brasileiros. Se a pessoa for contaminada, o protozoário Trypanosoma cruzi entra na corrente sanguínea e pode chegar ao intestino, esôfago ou, em casos mais graves, ao coração.

Nesse último caso, o coração pode aumentar até parar de funcionar - mas não acontece em todo mundo que tem o problema. O tratamento é feito durante 2 meses, com várias doses por dia de um remédio com benzonidazol, que pode ajudar a tratar até as formas mais graves da doença. Se bem tratada, a chance de cura é de até 70%.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...