Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

Profissão Repórter: Terça 21/05/2013, mostra a dificuldade das vítimas da seca no Nordeste

-->
Profissão Repórter mostra a dificuldade das vítimas da seca no Nordeste (Profissão Repórter mostra a dificuldade das vítimas da seca no Nordeste (Profissão Repórter mostra o aumento do casos de estupro no Brasil (Profissão Repórter mostra o aumento do casos de estupro no Brasil (Profissão Repórter mostra o aumento do casos de )
O Profissão Repórter desta terça-feira (21/05) vai ao nordeste mostrar as conseqüências da pior seca em  50 anos.

Felipe Bentivegna acompanhou a situação dos pequenos pecuaristas.  Em Pernambuco, um milhão de cabeças morreu por falta de pasto, isso representa 40% do rebanho do estado. O trabalho para tentar salvar o gado que ainda resta começa de madrugada. Os pecuaristas saem em busca de uma planta chamada macambira, mas o esforço muitas vezes é em vão. Apenas um dos pecuaristas entrevistados na reportagem perdeu 100 bois.

Na Paraíba, Felipe mostra a situação dos pequenos fazendeiros, muitos analfabetos. Eles tomaram empréstimos no passado e por causa das secas seguidas não conseguem pagar. Em protesto, um grupo leva carcaças de boi para a frente do banco.

A repórter Valéria Almeida voltou para a cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí. Ela mostra a situação de uma mesma família um ano depois. Ana Lucia e Hideraldo são agricultores, mas não conseguem tirar nada da terra. Alimentam a família com o que recebem do auxílio do governo e alguma caça. Chegam a pegar pombos. A água pra cozinhar e beber vem de uma poça que se forma quando chove um pouco.

A reportagem mostra o primeiro dia de trabalho do filho mais velho que partiu pra cidade para trabalhar numa padaria. O pai teme o  dia em que terá que fazer o mesmo. 

Caco Barcellos mostra o comércio da água e vai a cidade de Betania, uma das muitas do Piauí que não tem água encanada. A população está consumindo água contaminada.

Em Uá Uá, na Bahia, ele encontra o trabalho de cooperativas que ajudam o sertanejo a conviver com a seca. Em vez de gado, eles criam cabras e algumas frutas que resistem a estiagem, viram doce e compota antes de serem vendidas.
Nota de esclarecimento:

A prefeitura de Betânia do Piauí informou que após a gravação da reportagem  mudou a água fornecida às crianças das escolas municipais. Elas estão tomando água de um poço artesiano que não era utilizada antes para consumo humano por ser  salgada. Após a reportagem, uma empresa doou uma máquina à prefeitura para retirar o sal da água. Segundo a prefeitura, a água do poço é considerado boa para o consumo.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...