Pesquisar este blog

sábado, 11 de maio de 2013

Globo Rural: Domingo 12/05/2013, apresenta segunda reportagem sobre produção de leite

Neste domingo (12), o "Globo Rural" traz a segunda parte da reportagem sobre o panorama da produção de leite no país. O repórter José Hamilton segue para Rio Grande do Sul, um dos principais estados em produção de leite. Devido ao clima temperado, os produtores trabalham com um gado leiteiro diferente da maior parte do país: a raça holandesa.

A reportagem visita a cooperativa mais antiga do país, com mais de cem anos, localizada na cidade de Carlos Barbosa, região das serras gaúcha. O programa também destaca a produção de alguns criadores de leite que ostentam o título de campeões de produtividade. José Hamilton mostra como sistema de produção cooperativa é ativo e forte no local e os incentivos dos governos municipais para a melhora do gado leiteiro.

Ainda no "Globo Rural", a reportagem segue para o Uruguai. Atualmente o país conta com 4,5 mil produtores e vende leite para mais de 50 países, com uma produtividade que é aproximadamente o dobro da brasileira. Na cidade de Santa Lucia, ele visita produtores e mostra os cuidados com o pasto onde o gado leiteiro é criado.

Na mesma região, a reportagem mostra os "campos de recria", um sistema mantido por associações, em que os produtores entregam as bezerras recém-nascidas e voltam para buscar quando elas têm em torno de 18 meses, época da primeira inseminação. Em alguns casos, os produtores trocam duas bezerras por uma novilha adulta prenhe, que segue direto para o plantel.

O “Globo Rural” vai ao ar aos domingos, logo após “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, e de segunda a sexta, após o “Telecurso”.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...