Pesquisar este blog

sábado, 14 de julho de 2012

Globo Rural: Domingo 15/07/2012, vai mostrar como a água de reuso ajuda plantações no NE


Na principal reportagem da edição deste domingo (15), o "Globo Rural" acompanha a montagem de um sistema de reutilização de água. Essa técnica reaproveita a água usada no banho, na limpeza da roupa e da louça na irrigação e fertilização de verduras e frutas. A repórter Helen Martins mostra como esse tipo de sistema está facilitando a vida dos moradores da pequena Olho d’Água do Borges, município que fica cerca de 300 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte.
Neste sistema, a água que sai das torneiras segue para uma caixa, semelhante à caixa de gordura. Depois de passar por filtros compostos de pedra, serragem e húmus com minhoca, é conduzida para um tanque onde é armazenada no reservatório para ser usada na irrigação, com o sistema de gotejamento. A repórter conversa com um produtor local que empregou essa técnica e consegue reutilizar cerca de 600 litros de água, por dia, na irrigação de dois canteiros de 26 m² e ainda nas árvores frutíferas. A reportagem ainda mostra as regras e o acompanhamento da vigilância sanitária nesses sistemas, para evitar riscos de contaminação.

Ainda no programa, a reportagem de Priscila Brandão feita na cidade de Passos, sul de Minas Gerais. Na fazenda especializada em gado leiteiro, dois irmãos implementaram a pastagem rotacionada para otimizar o faturamento. Essa é uma técnica conhecida no Brasil que divide os pastos em piquetes, pequenos terrenos, para fazer uma rotação do pasto, o que aumenta a produtividade respeitando as particularidades do capim usado.

Com um negócio tradicional de família, os irmãos não conseguiam muito lucro com a produção do leite. O custo era de cerca de 93% do faturamento. Há quatro anos, eles contrataram um agrônomo que fez um projeto e revitalizou a produção. A primeira resolução foi substituir a plantação de milho por pasto de alta qualidade. Pela quantidade e tamanho da propriedade, o terreno foi dividido em 26 piquetes para onde o gado era levado ao final do dia, respeitando a rotatividade de cada área.
Outra alteração proposta foi a troca no tipo de gado, passando da vaca holandesa para a girolando, que é mais rústica e sobrevive melhor alimentando-se basicamente no pasto. Com essas alterações, neste período, os fazendeiros já conseguiram baixar o custo para 73% do faturamento.
O "Globo Rural" vai ao ar aos domingos, logo após "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", e de segunda a sexta, após "Telecurso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...