Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2012

Globo Rural: Domingo 29/07/2012, vai mostrar a criação de perus no Brasil

Neste domingo (29), o "Globo Rural" apresenta uma reportagem de Ivaci Matias sobre o processo de criação de perus para abate e exportação, em uma empresa na cidade de Mineiros, interior de Goiás. A cidade tem apenas 50 mil habitantes e 20% da sua população está envolvida direta ou indiretamente nesta atividade.
A primeira etapa do processo é a importação e incubação de ovos geneticamente melhorados, de onde vão nascer as mães e os pais das aves que irão para a engorda e o abate. Depois de criados, eles são cruzados com inseminação artificial. Seus filhotes são separados por sexo logo ao nascer. As fêmeas são criadas apenas para o mercado interno, enquanto os machos vão para a exportação. Mensalmente nascem 500 mil perus e, por dia, são exportados 28 mil deles.
Ainda no programa, uma reportagem de Priscila Brandão fala sobre o método usado por agricultores para combater a Sigatoka Negra, doença provocada por um fungo. Considerada a maior ameaça para as plantações de bananeira, ela impede a fotossíntese das folhas e prejudica o desenvolvimento do fruto.
Através de pesquisas, foram desenvolvidas técnicas para evitar a devastação das plantações. Uma delas é o monitoramento das folhas. Quando apenas 25% da bananeira está afetada, os produtores começam a aplicar um óleo mineral que protege o cultivo. Só com o avanço da doença, o agricultor apela para aplicação de um agrotóxico fungicida.
O "Globo Rural" vai ao ar aos domingos, logo após "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", e de segunda a sexta, após "Telecurso". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...