Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2012

Globo Rural: Domingo 27/05/2012, vai mostrar técnicas sustentáveis na pecuária


No domingo (27), o "Globo Rural" apresenta o segundo episódio do especial sobre desenvolvimento sustentável, parte da cobertura especial da "Rio + 20".
Com foco na criação de gado, a reportagem produzida por Nelson Araújo exibe técnicas desenvolvidas com o objetivo de modernizar a pecuária brasileira para dobrar a produção de carne sem a necessidade de avançar sobre as florestas nativas. Na base dessas técnicas, conhecidas como pecuária intensiva, está a renovação sistemática das pastagens.
A cada cinco anos é necessário fazer a recuperação do pasto e para acelerar o processo, que costuma demorar dois anos, criadores de gado passaram a usar o método de integração de lavoura e pecuária. Assim que finalizam a engorda do boi, é plantada uma lavoura de grãos de ciclo rápido, como milho e soja, e, ao longo desse cultivo, sementes de capim são lançadas sobre ela.

Além do lucro com a venda dos grãos, essa plantação também ajuda a nutrir e melhorar o solo, que após a colheita já estará pronto para receber o gado novamente.

Uma vez que o solo está renovado, o criador pode adotar a técnica de pastejo rotacinado. Nesse processo, a área é dividida em setores usados em períodos alternados como área de pastagem e descanso. Os animais ficam, em geral, um dia se alimentando em cada setor.

O programa também irá exibir o sistema agrosilvopastoril, que integra florestas comerciais para a produção de madeira, lavoura e pecuária. A pastagem, precedida pelo cultivo de grãos, é plantada entre as árvores. A produtividade do gado e da lavoura de grãos é mantida e o produtor consegue ainda obter 75% da madeira que teria em uma área de floresta, cultivada no sistema tradicional.
O "Globo Rural" vai ao ar aos domingos, logo após "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", e de segunda a sexta, após "Telecurso". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...