Pesquisar este blog

sábado, 10 de março de 2012

Vrum: Domingo 11/03/2012, Vrum comemora 4 anos

Quem disse que "carro" é assunto só para homens? Mônica Veloso, que comemora quatro anos no comando do Vrum, prova que isso não é verdade. Em entrevista ao site do SBT, a apresentadora mostra que lugar de mulher também é ao volante.



Foto: Rafael Motta


Mônica aproveita para falar de sua carreira, das mudanças de sua vida depois que começou a apresentar o programa, de seu papel em cada edição e do preconceito com a presença feminina no mundo automobilístico.


Quando você recebeu o convite para comandar o Vrum, você achou que pudesse haver preconceito por você ser mulher?
O preconceito apareceu não por ser uma mulher, mas por ser uma profissional que não tinha envolvimento com o universo dos automóveis. Trabalhei 10 anos na TV Globo como apresentadora de jornais e depois tive uma produtora de cinema e vídeo. A minha experiência era com o jornalismo diário, factual, e posteriormente com a publicidade. Na época da assinatura do contrato, deixei claro que o "automóvel", até aquele momento, era um meio de transporte e de prazer apenas. O meu editor chefe Boris Feldman disse que precisava de uma profissional conhecida que levasse o Vrum a um patamar nacional. Alguém que ajudasse com a mídia.


Como era sua relação com os automóveis antes do programa?
Sempre gostei de guiar. Prefiro os carros pequenos e com motores potentes. Tinha uma visão de consumidora. Sempre antenada com design, praticidade e a relação custo x beneficio. Não gosto de investir em carros que não tenham mercado na hora de passar pra frente.


Como motorista, você já sofreu preconceito por ser "mulher ao volante"?
Claro.... os homens adoram fazer piadas do tipo "ohhh dona Maria da licença" e " tinha que ser mulher"... O mais engraçado e que a maioria deles não sabe que a mulher se envolve menos em acidente, é mais responsável, cuidadosa e consciente. Tanto que o nosso seguro e mais barato.


Você acha que o programa ajudou a diminuir esta discriminação?
Sim, porque temos uma grande quantidade de telespectadores que reconhecem a igualdade, o fato de a mulher decidir o carro da família, de guiar com segurança. O bacana é que no Vrum mostramos profissões antes ocupadas só por homens e que hoje têm uma participação feminina: motorista de táxi, caminhoneira, piloto, motorista de ônibus. Gente que pega pesado sem perder o charme.


Nas ruas, as pessoas fazem muitas perguntas sobre carros para você?
Fazem sim. E eu sou honesta. Se não sei responder levo para a dupla Emílio e Boris. Afinal , eles são os experts.


E os amigos? Antes de comprar um carro, alguém já a consultou?
Várias vezes. Alguns amigos e outros só conhecidos. Na academia, no mercado, no banco, no salão, na escola das minhas filhas, enfim, em qualquer lugar tem gente que está na dúvida e aproveita para perguntar, questionar, comparar veículos com perfil semelhante. E tem a turma que nem sabe o que vai comprar e também tem dúvidas.


O que representa o Vrum para você?
O Vrum é um desafio. Foi quando aceitei o convite, há 4 anos, e continua até hoje. A indústria do automóvel não para. Temos lançamentos full time. Mudança de hábitos como o uso de fontes alternativas de combustível. Mudança de conceitos como os veículos urbanos compactos, fruto de uma nova forma de encarar o trânsito das grandes cidades. Portanto não posso dizer que o programa deixou de ser um desafio com o passar dos anos. O que mudou é que agora tenho mais informação. 




Como é estar há 4 anos no comando deste programa?
Tenho orgulho do meu trabalho. Entrei para ficar um período curto e aí nos afinamos bem e estou desde a primeiro que foi ao ar em 09/03/2008. Fiz todas as edições, exceto a que foi gravada no dia do sepultamento do meu pai. Somos uma equipe afinada e eu, como apresentadora, naturalmente carrego a marca para onde vou. Ao longo do tempo, ganhei a confiança dos meus parceiros e hoje tenho um papel que vai muito além da apresentação. Fazemos juntos a seleção das pautas e discutimos a produção. Para edição de 4 anos, fiz uma matéria sobre a preferência das mulheres pelos SUVS. Farei outras sempre sob a ótica feminina. É minha seara. Pretendo continuar acelerando na tela do SBT todos os domingos, às 8h30 da manhã.


VRUM
Domingos, às 8h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...