Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Esquadrão Classe A

The A-Team (conhecida em Portugal por "Soldados da Fortuna" e no Brasil por "Esquadrão Classe A") foi uma série de televisão exibida originalmente pela rede de televisão NBC, entre os anos de 1983 e 1987, sobre um grupo fictício de ex-comandos do Exército dos Estados Unidos que atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnã.

Em Portugal, na década de 1980, a série era transmitida na RTP 1 com o nome Soldados da Fortuna na sua locução original e legendada. Na década de 1990 foi popularizada pela TVI com a dublagem brasileira com o nome "Esquadrão Classe A" e a partir daí ficou conhecida como tal, mesmo tendo sido transmitida na SIC Radical na sua locução original e legendada.


No Brasil, a série foi exibida às sextas à noite no SBT entre 1984-1986, sendo uma das séries mais populares da década de 1980.

Foi lançada em DVD, sendo a 1ª temporada lançada em março de 2005, e a 2ª temporada em janeiro de 2006.

Muito tempo após o final da série, ela foi exibida nas tardes da Sessão Aventura na Rede Globo de abril de 1991 a dezembro de 1992.

A série foi exibida pelo canal de televisão a cabo T C M Classic Hollywood, pertecente a companhia Time Warner, entre 2005 e 2008,em sua grade de programação, sendo sua locução dublado por seus seus dubladores originais do estúdios BKS.


O nome da série


O termo "A-Team" (Inglês para "Equipe A"), do título original, refere-se à designação das subunidades básicas das Forças Especiais do Exército dos EUA (conhecidas como os "Boinas Verdes"), a que, supostamente, as personagens da série teriam pertencido. A tradução de "A-Team" para "Esquadrão Classe A" ignora a significação original do nome da série, passando o "A" a significar algo como "primeira classe" ou "classe superior".


Personagens


O Esquadrão Classe A
George Peppard como Coronel John "Hannibal" Smith
Dirk Benedict como Tenente Templeton "Faceman" Peck (Cara-de-Pau na versão brasileira)
Mr. T como Sargento Bosco Albert "Bad Attitude" Baracus a.k.a. B. A. Baracus
Dwight Schultz como Capitão H.M. "Howling Mad" Murdock
Melinda Culea como Amy Amanda "Triple A" Allen
Marla Heasley como Tawnia Baker
Robert Vaughn como General Hunt Stockwell
Eddie Velez como Frankie "Dishpan" Santana


Elenco de dublagem


Hannibal - Chico Borges
Cara de Pau - Ézio Ramos
B. A. - Antônio Moreno
Murdock - Hélio Porto (1ª voz), Nelson Batista (2ª voz)
Frankie Santana - Flávio Dias
Amy Allen - Nair Silva
Tanya Baker - Sandra Campos
General Decker - Jorge Barcellos
Coronel Hunt Stocwell - Waldyr de Oliveira
Outras vozes - Waldyr de Oliveira, Dráuzio de Oliveira, Muybo Cury, Denise Simonetto, Márcia Gomes, Neuza Azevedo, Jorge Pires, Lúcia Helena, Gilberto Barolli, Eleu Salvador, Daoiz Cabezudo, Marcos Lander, Aldo César, Líbero Miguel, entre outros.
Anunciante da abertura - Carlos Campanile
Anunciante dos episódios - Carlos Alberto Vaccari
Estúdio - BKS


Enredo


No final da Guerra do Vietnã, o esquadrão comandado pelo coronel John "Hannibal" Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte de seus superiores na base no Vietnã, eles não puderam provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios Los Angeles, ganhando a vida como Soldados da Fortuna.

A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar.

Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analisa o caso e marca o encontro com o Esquadrão A.

Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.

Murdock "Louco de Pedra" ("Howling Mad" Murdock) é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário.

Templeton "Cara-de-pau" (Templeton "Faceman" Peck, ou simplesmente "Face") é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando empresatado é para figurar na gravação de um filme.

John "Hannibal" Smith, sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele "faz isso pelo Jazz" (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase "adoro quando um plano dá certo".

B. A. Baracus é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.

Amy Allen é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.

Nas missões, geralmente quem contrata o Esquadrão tem o primeiro contato com um velhinho (Hannibal disfarçado) em uma lavanderia de Los Angeles, que marca o encontro com o restante do grupo, onde a missão é apresentada.

Daí em diante, eles apagam o B. A. para voarem, provocam os adversários, infiltram escutas, constroem veículos e equipamentos extraordinários, disfarçam-se e envolvem-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker.


Vinheta de Abertura


Português
Há dez anos, uma equipe de comandos especiais foi mandada para a prisão por um tribunal militar por crime que não haviam cometido. Esses homens escaparam da prisão militar de segurança máxima passando a viver secretamente em Los Angeles. Ainda hoje são procurados pelo governo e sobrevivem como aventureiros, Soldados da Fortuna. Se você tem algum problema, se ninguém mais puder ajudá-lo e se conseguir encontrá-los, talvez consiga contratar o ESQUADRÃO CLASSE A”

Inglês
In 1972, a crack commando unit was sent to prison by a military court for a crime they didn't commit. These men promptly escaped from a maximum security stockade to the Los Angeles underground. Today, still wanted by the government, they survive as soldiers of fortune. If you have a problem, if no one else can help, and if you can find them, maybe you can hire the A-Team!


Esquadrão A em Quadrinhos


A série também virou quadrinhos na década de 1980 nos EUA.

No Brasil, foram lançados brinquedos, como bonecos dos personagens, o furgão do Esquadrão A, jogos, álbum de figurinhas, entre outros produtos.


Esquadrão Classe A em DVD


No Brasil, foi lançado em Março de 2005 o box de DVDs da primeira temporada do Esquadrão Classe A, e em janeiro de 2006 foi lançado o box da segunda temporada. Ambos tem apenas o áudio original no idioma inglês e legendas em diversas línguas. Alguns episódios tem também áudio em dublado japonês.

O produto tem sido alvo de pirataria, não sendo difícil encontrar todos os episódios em sites de download, bem como em redes P2P, como kazaa, e-donkey, napster e gnutella.


Episódios

Primeira Temporada 

Piloto - A Cidade de San Rio Blanco (Mexican Slayride)
A Seita dos Fanáticos (Children of Jamestown)
A Lei e os Fora-da-lei (Pros and Cons)
Os Matadores (Small and Deadly War)
Conspiração do Barulho (Black Day at Bad Rock)
Jogos de Azar (The Rabbit Who Ate Las Vegas)
Missão em Nova York (The Out-of-Towners)
Dia de Caça nas Montanhas (Holiday in the Hills)
Operação Melancia (West Coast Turnaround)
Fuga Para Bornéu (One More Time)
Até Que a Morte nos Separe (Till Death Do Us Apart)
Vôo às Cegas (The Beast From the Belly of a Boeing)
Um Bom Lugar Para Visitar (A Nice Place to Visit)


Segunda Temporada 


Diamantes e Poeira (Diamonds 'n' Dust)
Um Pão Muito Especial (Recipe for Heavy Bread)
A Única Igreja da Cidade (The Only Church in Town)
Tempo Quente na Fronteira (Bad Time on the Border)
A Volta do Cavaleiro Mascarado - Parte 1 (When You Comin' Back, Range Rider? (1))
A Volta do Cavaleiro Mascarado - Parte 2 (When You Comin' Back, Range Rider? (2))
A Guerra dos Táxis (The Taxicab Wars)
A União Faz a Força (Labor Pains)
O Que Cai na Rede é Peixe (There's Always a Catch)
Água Para Heróis (Water, Water Everywhere)
Demolição (Steel)
Essa, Eu Já Ganhei (The White Ballot)
A Vaca Maltesa (The Maltese Cow)
Carga Perigosa (In Plane Sight)
O Sheik em Xeque (The Battle of Bel-Air)
A Volta aos Quartéis (Say It With Bullets)
Bebida Fatal (Pure-Dee Poison)
Cilada no Deserto (It's a Desert Out There)
Carros Depenados (Chopping Spree)
Os Terroristas (Harder Than it Looks)
Esquadrão do Mal (Deadly Maneuvers)
Gente de Boa Paz (Semi-Friendly Persuasion)
A Hora Final (Curtain Call)


Terceira Temporada 


Férias em Miami (Bullets and Bikinis)
O Mistério da Curva do Rio - Parte 1 (The Bend in the River (1))
O Mistério da Curva do Rio - Parte 2 (The Bend in the River (2))
Vida de Bombeiro é Fogo! (Fire!)
Pau Para Toda Obra (Timber!)
Barra Pesada (Double Heat)
Peças Bem Pregadas (Trouble on Wheels)
A Ilha (The Island)
O Falso Esquadrão (Showdown!)
Xerifes de Rivertown (Sheriffs of Rivertown)
Os Sinos de Santa Maria (The Bells of St. Marys)
Mudando a Moda (Hot Styles)
Pé-de-Coelho Azarado (Breakout!)
O Segredo é o Tempero (Cup A' Joe)
Sob Pressão (The Big Squeeze)
Campeão (Champ!)
No Continente Africano (Skins)
Jogatina (Road Games)
Aventureiros do Tempo Perdido (Moving Targets)
Cavaleiros da Estrada (Knights of the Road)
Lixo Industrial (Waste 'Em!)
Bounty
O Gênio da Pintura (Beverly Hills Assault)
Trouble Brewing
Esquadrão em Férias (Incident at Crystal Lake)


Quarta Temporada 


O Dia do Juízo Final - Parte 1 (Judgment Day—Part 1)
O Dia do Juízo Final - Parte 2 (Judgment Day—Part 2)
Dura Vida de Artista (Where is the Monster When You Need Him?)
O Bom Filho a Casa Torna (A Lease With an Option to Die)
A Trilha da Esperança (The Road to Hope)
O Coração do Rock N' Roll (The Heart of Rock n' Roll)
Bulcarama (Body Slam)
Corrida, Fórmula de Morte (Blood, Sweat and Cheers)
O Perdão de Templeton Peck (Mind Games)
Vizinhança Tranquila (There Goes the Neighborhood)
Quem é a Loira Afinal? (The Doctor is Out)
Tio Bugaloo (Uncle Buckle-Up)
Murdock e a Roda da Fortuna (Wheel of Fortune)
Ação Entre Inimigos (The A-Team is Coming, The A-Team is Coming)
Um Clube Muito Exclusivo (Member's Only)
Cowboy George (Cowboy George)
Wayne, o Doido, Vai Chegar (Waiting for Insane Wayne)
The Duke of Whispering Pines
Caça ao Tesouro (Beneath the Surface)
Missão de Paz (Mission of Peace)
O Problema com Harry (The Trouble With Harry)
Família Mafiosa (A Little Town with an Accent)
O Som do Trovão (The Sound of Thunder)


Quinta Temporada (Última)


O Preço da Liberdade (Dishpan Man) (Part 1 of The Court Martial)
Julgamento a Ferro e Fogo (Trial By Fire) (Part 2 of The Court Martial)
Na Linha de Fogo (Firing Line) (Part 3 of The Court Martial)
Uma Jogada de Mestre (Quaterback Sneak)
A Teoria da Revolução (The Theory of Revolution)
Uma Sombra do Passado (The Say U.N.C.L.E Affair)
Um Candidato à Morte (Alive at Five)
Reunião de Família (Family Reunion)
Beco Sem Saída (Point of No Return)
A Caveira de Cristal (The Crystal Skull)
Um Agente Para Ninguém Botar Defeito (The Spy Who Mugged Me)
O Esquadrão da Terceira Idade (The Grey Team)
Sem Reservas (Without Reservations)


Os nomes da série no mundo


The A-Team - EUA, Canadá e México
Das A-Team - Alemanha e Áustria
Agence Tous Risques - França
Esquadrão Classe A - Brasil e Portugal
Soldados da Fortuna - Portugal
Equipo A - Argentina, Uruguai e Chile
El Equipo A - Espanha
Drużyna A - Polônia
A-Komanda - Lituânia
A Takımı - Turquia
Em muitos outros lugares do mundo a série manteve seu nome original em inglês.


O crime que eles não cometeram


A história do assalto ao banco de Hanói vai aparecendo aos poucos ao longo dos episódios.

Já no final da guerra do Vietnam, o Esquadrão recebe do oficial comandante, Coronel Morrison, a missão de assaltar o banco de Hanói, com a esperança de ajudar a guerra a chegar ao fim.

Ao voltarem 4 dias depois do fim da guerra para a base, encontram o quartel general queimado e o Coronel Morrison e todos os oficiais assassinados por Viet Congs.

Como não haviam provas de que eles estavam cumprindo ordens militares, a corte militar os manda para o presídio de Fort Bragg.


Outras Curiosidades sobre o Esquadrão Classe A


O primeiro episódio do Esquadrão Classe A foi ao ar em 23 de Janeiro de 1983.
O ator Dirk Benedict que interpreta o tenente Templeton Peck, o "Cara-de-Pau", só estreou na série no 2º episódio, Children of Jamestown, "A Seita dos Fanáticos" no Brasil. No episódio piloto, Templeton era representado pelo ator Tin Dunigan.
O seriado foi filmado durante 5 anos, durante os quais foram gravados 98 episódios. Acabou em 1987 devido a gradativa queda de audiência. O último episódio foi exibido no dia 8 de Março de 1987 nos EUA.
Marla Heasley, a atriz da personagem Tawnia Baker, participou também da série Jornada nas Estrelas.
Mr. T, o B. A. teve uma infância pobre em um subúrbio, e praticava musculação com seus irmãos para que ficasse "grande" e pudesse ser respeitado no bairro, intimidando a prática da violência. Também trabalhou como lutador de Luta Livre e atuou no filme Rocky III, ao lado de Silvester Stallone.
Mr. T também praticou futebol americano na faculdade (de onde foi expulso no primeiro ano), esporte que pratica na alemanha oriental, no episódio 4 da quinta temporada, para salvar um cientista.
George Peppard faleceu em 1994 nos EUA, vítima de pneumonia. Atuou em filmes históricos do cinema norte-americano.
No episódio 10 da última temporada o Esquadrão A tem uma missão fora do comum, que é a de recuperar um artefato histórico, que é a caveira de cristal.
Uma das frases mais utilizadas pelo personagem Hannibal foi I´m On The Jazz. A frase He´s On The Jazz também foi utilizada por seus companheiros, referindo-se a ele quando ele se entusiasmava com um de seus planos mirabolantes. Esta frase foi traduzida como Ele está entusiasmado.
Geralmente os planos do Coronel Hannibal não saiam exatamente como previsto, mas entre uma reviravolta e outra sempre davam certo no final. Ele costumava utilizar a frase ´´Adoro quando um plano dá certo´´ no final das aventuras.
Em 2002 cogitou-se fazer um filme longa metragem do Esquadrão Classe A. Stephen J. Cannell começou a escrever o script, e o filme seria produzido pela Universal Studios. Contudo, em 2003, a Universal abandonou o projeto, e os direitos foram comprados pela 20th Century Fox. O roteirista Kevin Brodbin desenvolveria o projeto no lugar do roteirista original Richard Hatem. Em março de 2008, segundo reportagem da revista Variety, o diretor John Singleton foi anunciado como responsável pelo projeto, cujo lançamento está previsto para 12 de junho de 2009.
Dirk Benedict também dirigiu filmes. Ele foi diretor dos filmes Christina's Dream em 1994 e Cahoots em 2000.
Participaram dos episódios do Esquadrão Classe A grandes estrelas do cinema e da Televisão norte americana, entre eles: Boy George, Michael Ironside, Dean Stockwell, Yaphet Kotto, Dennis Haysbert, Hulk Hogan, Xander Berkeley, Andrew Robinson, Markie Post, Marc Alaimo, Lance Henriksen, Kurtwood Smith, Ed Lauter, Sam J. Jones, June Chadwick, Brion James, Tracy Reed, William Perry, Rick James, Robert Davi, Isaac Hayes, Sid Haig, Pat Sajak, Red West, Dennis Franz, Claudia Christian, Richard Moll, Sonny Landham, Ernie Hudson, Della Reese, Barry Van Dyke.
No primeiro capítulo da quarta temporada (que são dois episódios), aparece a actriz e apresentadora espanhola Ana Obregón interpretando a uma jovem chamada Marta, e estava, por assim dizê-lo, no bando dos maus.
O Esquadrão Classe A é capturado pelo coronel Stockwell na quinta temporada, e recebem a proposta de trabalhar para ele em missões suicídas ao invés de irem para a cadeia. Com a ajuda de um novo personagem, o Frankie Santana, eles conseguem forjar suas mortes.
O Furgão do Esquadrão Classe A, uma Van GMC nas cores preta e prata com sua característica faixa vermelha e suas rodas pintadas de vermelho, tornou-se um ícone da cultura pop dos anos 1980, sendo reproduzida por muitos aficcionados. Durante as gravações dos episódios foram utilizados 6 furgões no total, sendo que um deles está exposto no Museu de Carros de Estrelas, na cidade de Keswick, no norte da Inglaterra.

Em 2010, a versão cinematográfica da série chegará às telas do cinema dos EUA em 11 de junho, com Liam Neeson,como Hannibal; Bradley Cooper, como Faceman; Sharlto Copley, como Murdock; Quinton Jackson como B.A. Baracus; e Jessica Biel,como Lt. Sosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...