Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2010

Arquivo X


The X-Files (Arquivo X no Brasil, Ficheiros Secretos em Portugal), foi uma premiada série de televisão estadounidense de ficção científica exibida ao longo dos anos 1990 e criada por Chris Carter.

Estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Foi um sucesso para a emissora FOX, e os as personagens e slogans, por exemplo, "The Truth Is Out There" (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. A série também gerou uma série derivada, The Lone Gunmen.

Na série, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são investigadores de arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestre e no paranormal, enquanto Scully, uma cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder. Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de grandes conflitos (denominados "mitologia" pelos produtores), e começam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platonico e depois tornando-se um relacionamento romântico no término da série.

A série ganhou popularidade no meio da década de 1990, conduzindo a um filme em 1998, chamado (The X-Files: Fight The Future. Este foi seguido por um filme após o término da série, The X-Files: I Want to Believe, em 2008. Nas duas últimas temporadas, Gillian Anderson tornou-se a protagonista enquanto David Duchovny aparecia intermitentemente, e novas personagens foram introduzidas: os agentes John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish), enquanto o chefe de Mulder e Scully, o Diretor Assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi), também tornou-se personagem central. Até o término da série, Arquivo-X era a série com maior tempo de duração na história da televisão americana, posto ocupado logo após por Stargate SG-1

No Brasil foi ainda exibida pela Rede Record e em Portugal, tem sido retransmitida nos últimos anos pela FOX.

Histórico
A série estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Muito do seu sucesso deveu-se aos dois atores principais, David Duchovny e Gillian Anderson que interpretaram os agentes do FBI: Fox Mulder e Dana Scully que investigam casos paranormais e outros mistérios não explicados pelo Arquivo X.

Sinopse
O Arquivo X é uma arquivo que contem relatos sobre casos paranormais e não explicados que acabaram guardados no subsolo do FBI, mais tarde achados pelo agente Fox Mulder. Desacreditado e debochado pelos outros membros do FBI, Mulder começa a investigar esses arquivos X que contém casos de abduções e parecem envolver uma conspiração do governo americano para esconder a existência de vida extraterrestre. Nos arquivos também se encontram casos evolvendo satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo e outros casos misteriosos.

E dentro da sua busca frutífera pela verdade está seu objetivo inicial, que é encontrar sua irmã, raptada há mais de vinte anos e que ele acredita ter sido abduzida por alienígenas.

Na tentativa de invalidar as suas investigações e fechar o arquivo x, o FBI recruta a agente Dana Scully, uma agente que além de médica, cientista e legista, é cética e deve reportar e dar uma explicação cientifica para os estranhos casos que Mulder e ela vão investigar, mais ou menos como uma espiã. Entretanto com o passar do tempo, a própria agente Scully começa a se dar conta de que as inacreditáveis teorias de seu parceiro fazem sentido e cada vez mais a sua ciência passa não mais a confrontar o que testemunha, mas a buscar respostas científicas para tais acontecimentos.

Pouco a pouco, Scully torna-se mais crente e sua parceria com Mulder evolui a estágios inesperados de grande amizade (nas temporadas seguintes um romance) e cumplicidade na busca pela verdade e para desbaratar a grande conspiração que envolve os altos escalões do governo americano.

Personagens - Principais
Ator - Personagem - Anos
David Duchovny - Agente especial Fox William Mulder 1993 A 2002
Temporadas 1 A 9
The X-Files (filme) The X-Files: I Want to Believe (2008)
Gillian Anderson - Agente especial Dana Katherine Scully, M.D. 1993 A 2002 Temporadas 1 A 9. >The X-Files (filme) The X-Files: I Want to Believe (2008)

Produção - Música
O compositor Mark Snow se envolveu com Arquivo-X através de uma amizade com o produtor executivo R.W. Goodwin. Inicialmente quando a equipe de produção falava sobre quem iria ser o encarregado das composições, Chris Carter não sabia a quem perguntar. No total de 10 à 15 pessoas foram vistas, mas Goodwin continuou a pressionar para Snow ser o chefe de composição. Snow fez três audições, mas não recebeu nenhum aviso da produção se iria ou não trabalhar na série. Então um dia, o agente de Snow ligou para ele, falando sobre o episódio piloto, e dizendo que ele havia conseguido a parte.

De acordo com "Behind the Truth" no DVD da primeira temporada, Snow criou o efeito de eco no famoso tema de Arquivo-X por acidente. Ele disse que havia passado por várias revisões, pois Carter sentia que algo não estava certo. Carter saiu da sala e Snow colocou a mão e o antebraço no seu teclado em frustração. Snow disse, "o som estava no teclado. E assim ficou." O segundo episódio, "Deep Throat", foi a primeira vez que Snow compôs sozinho a trilha sonora de um episódio inteiro de Arquivo-X.

Snow também compôs a trilha sonora para o filme The X-Files: I Want to Believe e lançou no álbum The X-Files: I Want to Believe: Original Motion Picture Score. As músicas foram gravas com a Hollywood Studio Symphony em maio de 2008 no Newman Scoring Stage. A banda britânica UNKLE gravou uma nova versão da música tema para os créditos final do filme.

Temas
Abordando temas tais como teorias da conspiração envolvendo alienígenas, encobrimentos governamentais de alto nível e paranormalidade, a série conseguiu conjugar características de séries como A Quinta Dimensão, Além da Imaginação e Twin Peaks. Também abordava frequentemente temas mais místicos, como satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo, e outros arquivos x sem explicações.

O sucesso da série
Arquivo X fez tanto sucesso que originou um spin-off chamado The Lone Gunmen (Os Pistoleiros Solitários) focada nos três amigos de Mulder que investigam atividades secretas do governo estadounidense. Suas descobertas são publicadas num jornal independente chamado de A Bala Mágica, publicado pela editora Os Pistoleiros Solitários, batizado em homenagem à teoria de que um segundo atirador estaria envolvido no assassinato de John Kennedy. Arquivo X foi celebrado pela crítica e público e também tornou-se um fenômeno internacional. O tom conspiratório com mistura de paranóia e horror encantou muitos telespectadores. É um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos anos. Com fãs no mundo todo, a série já foi exibida em mais de trinta países. Premiada com o Globo de Ouro como melhor série dramática de televisão e vários prêmios Emmy ao longo dos nove anos da série. Foi líder em audiência em vários países como Estados Unidos, Austrália, Espanha, Inglaterra e Brasil, entre outros.

Prêmios
Golden Globe Award para Melhor Série (drama): 1994, 1995 e 1996.
1997 - Melhor Ator em Série Dramática - David Duchovny
1997 - Melhor Atriz em Série Dramática - Gillian Anderson
1998 - Melhor Série Dramática - Arquivo X

Filmes
O primeiro filme foi Arquivo X: O Filme e o segundo foi Arquivo X: Eu Quero Acreditar. O primeiro filme ocorre entre a quinta e a sexta temporada da Série. Enquanto o segundo filme ocorre seis anos após os eventos do Final da Série.

Mensagens da série
A maior parte dos episódios de Arquivo X exibiu a tradicional mensagem A Verdade está lá Fora Alguns episódios que não exibiram a tradicional mensagem A Verdade está lá Fora (The Truth is Out There) no início foram:

Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask), com a mensagem Não confie em ninguém (Trust no One)
A Ascensão - Parte 2 (Ascension),com a mensagem Negue Tudo (Deny Everything)
Anasazi - Parte 1 (Anasazi),com A Mensagem principal mostrado em língua navajo: EL 'AANIGOO 'AHOOT'E (A Verdade está lá Fora)
O Falso Alienígena - Parte 2 (731), com a Mensagem Desculpar-se é política (Apology is Policy)
Procura Incessante - Parte 2 (Herrenvolk), com a Mensagem Tudo Morre (Everything Dies)
Teliko (Teliko),com a Mensagem Iludir,Enganar,Obstruir (Deceive, Inveigle,Obfuscate)
Terma: A Pedra da Morte - Parte 2 (Terma), com a Mensagem Mas isso se move (E Pur Si Muove) (dita por Galileu Galilei antes de ser forçado pela Inquisição a concordar que a Terra permanece parada)
A maior das mentiras - Parte 1 (Gethsemane), com a Mensagem Acredite na Mentira (Believe the Lie), que rendeu o título de um álbum da banda inglesa Oasis, chamado Don't Believe The Truth
A Paciente X - Parte 2 (The Red and the Black), com a Mensagem Resistir ou Servir (Resist or Serve)
Triângulo (Triangle),com A Mensagem principal mostrada em língua alemã: Die Wahrheit ist irgendwo da draußen (A verdade está lá fora)
O Antinatural (The Unnatural), com a Mensagem No Grande Turno (In the Big Inning) (termo relativo a beisebol, que é o tema do episódio)
A Sexta Extinção – Parte 3 (The Sixth Extinction II: Amor Fati), com a Mensagem Amor do Destino em latim (Amor Fati)
Libertação – Parte 2 (Closure), com a Mensagem Acredite para Entender (Believe to Understand)
Nada Importante Aconteceu Hoje – Parte 2 (Nothing Important Happened Today II), com a Mensagem Nada Importante Aconteceu Hoje(Nothing Important Happened Today)
4-D (4-D), com A Mensangem principal de trás para frente: aroF ál átsE edadreV A (A verdade está lá fora)
Não Confie em Ninguém (Trust No 1), com a Mensagem Eles Estão Vendo (They're Watching)
Improvável (Improbable), com a Mensagem Deus te ama em latim: Dio ti ama

Participações especiais
Vários atores e atrizes famosos já fizeram participações especiais em Arquivo X, abaixo vemos alguns deles:

O ator Seth Green participa do episódio: A Verdade Está Lá Fora (Deep Throat) da Primeira Temporada.
O Ator Tony Shalhoub participa do episódio: Luz Suave (Soft Light) da Segunda Temporada.
O Ator Jack Black participa do episódio: O Raio da Morte (D.P.O.) da Terceira Temporada.
A atriz Lucy Liu participa do episódio Dinheiro Infernal (Hell Money) da Terceira Temporada.
A atriz Lucy Lawless, protagonista da série Xena: Warrior Princess participa dos episódios Nada Importante Aconteceu Hoje I e II (Nothing Important Happened Today I e II) da Nona Temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...