Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de março de 2014

Globo Repórter: Sexta 07/03/2014, investiga o poder das frutas



Alimento ou remédio? O Globo Repórter investiga o poder das frutas: saborosas, nutritivas e medicinais.

Goji berry: a nova estrela da vitalidade vem das montanhas do Nepal. Ela faz bem ao coração, reduz as gorduras e retarda o envelhecimento.

Loucos por vitaminas: como vivem os brasileiros que só comem frutas? Eles garantem que a resistência física aumenta. Mas o que dizem os médicos?

O milagre da laranja: pesquisa revela que, apesar de calórico, o suco mais popular do mundo nos ajuda a emagrecer.

Cai o mito: banana não engorda.

A capital dos pomares planejados: você sabia que Brasília tem um milhão de árvores frutíferas espalhadas pelas ruas?

Baru: a semente do Cerrado que reduz o colesterol.

Guavira: a frutinha que brota no mato, riquíssima em vitamina C. E o bacupari? Genuinamente brasileiro, um fruto capaz de combater o câncer.

Goji berry tem poder rejuvenescedor e ajuda a emagrecer

Em ano de Copa no Brasil, uma seleção de frutas entra em campo. E revela a campeã em nutrientes. Guarde bem esse nome: goji berry. Fruta vermelha cultivada nas montanhas do Tibete, a goji berry é consumida há milhares de anos na popular medicina chinesa. Agora está no cardápio de estrelas como Mick Jagger, Madonna e Britney Spears pelo propagado poder energético, rejuvenescedor e eficiente para o emagrecimento.

Título de mais saudável conquistado com números imbatíveis:

- 19 aminoácidos que ajudam na formação de proteínas;
- 21 minerais como ferro, cálcio e germânio, apontado como anticancerígeno;
- 22 polissacarídeos, fortalecem o sistema imunológico;
- Triptofano, para o sistema nervoso;
- Cyperone, que faz bem ao coração e pressão arterial.

Tem ainda substancias que liberam o hormônio do crescimento, agentes anti-inflamatórios e mais um esquadrão de antioxidantes.

No Brasil, a goji berry só é encontrada desidratada, vendida em lojas de produtos naturais. Chega a custar R$ 200 o quilo. Mas já tem gente querendo produzir a frutinha no quintal de casa.

Estudos americanos e europeus comprovam os benefícios energéticos e antioxidantes dessa frutinha poderosa. E recomendam o consumo de pelo menos uma colher de sopa por dia, de preferência pela manhã ou antes das atividades físicas. A goji berry só não é indicada para quem toma remédio contra trombose, controle de pressão e glicemia, porque pode inibir a ação desses medicamentos. As vitaminas do complexo b presentes na fruta auxiliam a diminuir fadiga, stress e melhoram o funcionamento do cérebro. Cada 100 gramas de goji berry tem 50 vezes mais vitamina C que uma laranja por exemplo. Mas essa leva a vantagem de ser bem mais popular e acessível.

Testes mostram que suco de laranja é ótimo repositor energético

Convocados para a maior pesquisa feita no Brasil sobre os benefícios da laranja, os jogadores do time de juniores da Ferroviária de Araraquara tomam um litro de suco antes e depois dos treinos. E passam por uma bateria de exames.

Os atletas gastam até 1,2 mil calorias em um jogo. E o suco de laranja se mostrou um ótimo repositor energético.

Essa foi a mais recente descoberta nos estudos da Faculdade de Ciências Médicas da Unesp em Araraquara. O suco de laranja natural e o integral industrializado foram testados em 40 voluntários durante dois meses e analisados em laboratório.

Os resultados revelaram que o suco faz o corpo liberar um hormônio chamado "leptina". 
Produzida nas camadas de gordura da pele, é transportada pela corrente sanguínea até o cérebro de onde partem os avisos de que o organismo está satisfeito.

A saciedade também se dá pelos nutrientes da laranja. Um copo de suco tem 10% de potássio, 18% de cálcio, 13% de acido fólico e 100% da vitamina C que precisamos. O poder de saciedade faz da laranja um alimento ideal para as dietas.

Para quem quer emagrecer a dica é o suco de laranja associado ao exercício físico como corrida ou caminhada leve de 30 minutos três vezes por semana. Estudos feitos com mulheres de meia idade mostram que em três meses elas perderam em média 5% de gordura corporal. Mas atenção. Se você usar açúcar no suco de laranja que já tem 120 calorias em um copo equivalente ao de requeijão, o efeito vai ser bem diferente.

Gorduras do óleo de abacate regulam triglicérides e colesterol

Até 400 calorias são perdidas em um único treino de karatê. E para repor tudo isso, a receita é vitamina de abacate.

Cortado em pedacinhos o abacate pode enriquecer a salada com polifenóis que previnem doenças como diabetes, hepatite e problemas cardíacos.

Os últimos estudos apontam um elixir para a saúde: o óleo de abacate, rico em gorduras que regulam o triglicérides e o colesterol. O óleo de abacate tem:

- Ômega 3, importante para circulação do sangue e funcionamento do cérebro;
- Ômega 6, que fortalece os ossos e a pele;
- Ômega 7, ajuda na absorção de nutrientes;
- Ômega 9, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório;
- Ômega 11 que melhora pele, unhas e cabelos.

Cada 100ml de óleo tem 900 calorias. Por isso uma colher de chá, 2 vezes por semana é o suficiente para a medicina preventiva.

Casca de jabuticaba evita crescimento de células de câncer, dizem pesquisas

Como equilibrar a saúde com tantas tentações à mesa? Saborosa na culinária a jabuticaba também é eficiente para a saúde. O departamento de engenharia de alimentos da Unicamp descobriu que as melhores propriedades estão na casca, rica em compostos fenólicos que dão a cor escura. Transformada em pó, se mostrou surpreendente para prevenção de doenças.

Pesquisas divulgadas em revistas científicas internacionais mostraram que a casca de jabuticaba evitou o crescimento de células de câncer de mama e próstata. Testada em ratos obesos, também reduziu pela metade o colesterol.

Rica em cálcio, ferro e vitaminas B e C, faz bem para a pele, cabelos e circulação do sangue. Mas para se obter os benefícios é preciso consumir a quantidade certa.

Bacupari é a grande esperança nas pesquisas contra o câncer

Yes, nós temos bananas! Frutas para dar e vender! Mas a maioria do que encontramos nos mercados veio de fora.

A pesquisadora Maria das Graças, da Universidade Federal de Minas, buscou nos livros de história o mapa para encontrar as frutas nativas do Brasil! Tesouros que brotam no mato.

O bacupari é uma grande esperança nas pesquisas contra o câncer. Essa fruta da região amazônia apresenta um potencial três vezes maior do que o blueberry, fruta americana conhecida por pesquisadores como tendo um alto potencial antioxidante.

Do mato para o laboratório: é esse o caminho para descobrir o poder das frutas nativas. E tem gente com essas preciosidades no quintal de casa.

Uma outra fruta é quente: pimenta de macaco. Para quem é do Cerrado o uso há gerações vem comprovando os benefícios da pimenta de macaco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...