Pesquisar este blog

domingo, 8 de julho de 2012

Esporte Espetacular: Domingo 08/07/2012, Baú do EE: Seleção de 82 completa 30 anos de uma história inesquecível

82 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Nesta semana o ‘Baú do EE’ relembra uma reportagem exibida no Esporte Espetacular em 2007, quando a eliminação brasileira para a Itália em 82 completava 25 anos. A partida foi realizada justamente em 5 de julho. O Brasil se despedia da Copa do Mundo da Espanha após disputar cinco partidas. A campanha naquele Mundial se desenvolveu com quatro vitórias e apenas uma derrota, que foi exatamente na partida contra a Itália, que selou a volta dos brasileiros para casa e ficou registrada como a ‘Tragédia de Sarriá’.

O episódio ganhou esse nome por ter representado o fim da linha para um time marcado por um ‘futebol-arte’ num estádio batizado como Sarriá, que não existe mais. Os pontos altos daquela campanha foram as goleadas por 4 a 1 contra a Escócia, 4 a 0 contra a Nova Zelândia e a vitória por 3 a 1 contra a Argentina de Maradona, que era a atual campeã.

- Não tinha excesso de confiança contra a Itália. Apesar das dificuldades de se jogar contra Argentina, campeã do mundo na época, eu achava a Itália muito mais complicada pra se enfrentar – disse Sócrates.
Para um público de 44 mil pessoas no Estádio Sairrá, o Brasil entrou em campo com Valdir Perez; Leandro, Oscar, Luisinho e Júnior; Cerezo, Falcão, Éder, Zico e Sócrates; Serginho Chulapa. Telê Santana viu, do banco de reservas, seus comandados perderem o primeiro jogo na competição.

- Me lembro de uma conversa que tive com o Bruno Conti depois que a Itália enfrentou a Argentina. E ele entendia claramente que seria impossível os italianos vencerem o Brasil – contou Falcão.

A partida terminou 3 a 2 para a Azzura, com três gols de Paolo Rossi que se sagrou artilheiro. Nas semifinais a Itália bateu a Polônia. Na final venceu a Alemanha Ocidental e comemorou seu terceiro título mundial de futebol. O quarto veio em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...